Os sentimentos de tristeza e ansiedade são duas das emoções mais comuns compartilhadas entre as pessoas em todo o mundo.
Ter um Novo Olhar para o Mundo Emocional, influencia o modo como nos relacionamos uns com os outros. Nos ajudando a lidar com nossos sentimentos e nossas circunstâncias. Entretanto, como emoções primárias, esses sentimentos também podem ter um impacto negativo e prejudicial em nossas vidas se não forem tratados de forma adequada.
A tristeza tem algumas manifestações típicas, tais como choro, desânimo, apatia, falta de interesse, isolamento e sentimentos de desesperança. A tristeza também pode ser acompanhada por sintomas físicos, tais como dores de cabeça, insônia, dores estomacais, dores musculares, fadiga e problemas digestivos.
Esta emoção geralmente nos impede de ver as coisas positivas no presente e nos impede de lutar para mudar as coisas ao nosso redor.
A ansiedade, por outro lado, é definida como uma resposta emocional, que se relaciona com as reações físicas e emocionais que temos quando nos sentimos ameaçados ou ilimitados. A ansiedade é um sentimento normal que todos nós sentimos. É como um alarme interno que nos alerta quando sentimos que algo não está certo ou que precisamos tomar precauções.
Nossas respostas à ansiedade são neurológicas, o que significa que estamos totalmente implicados quando estamos ansiosos.
Identificando sentimentos de tristeza e ansiedade
Identificar os sentimentos de tristeza e ansiedade pode ser um processo desafiador.
Primeiramente, é importante ler as crenças e atitudes que cada pessoa pode ter sobre essas emoções, pois elas ajudam a determinar como elas são ligadas. Por exemplo, alguém pode ter a crença de que é melhor fingir que não está triste e ao mesmo tempo preservar os sentimentos ruins. Por outro lado, outra pessoa pode usar sua tristeza para contato e conexão com outras pessoas. Estas crenças também podem variar quando o assunto é a ansiedade, pois como emoção às vezes parece inesgotável e difícil de absorver.
Outro processo importante para identificar sentimentos de tristeza e ansiedade é verificar as reações físicas.
As maneiras que nos vemos quando estamos tristes e ansiosos são muito diferentes, mas por vezes essas reações físicas podem parecer se misturar. Por exemplo, muitas pessoas se sentem tristes quando estão ansiosas e vice-versa. Isso pode incluir falta de ar, tremores, aperto no peito, rubor facial, mudanças na respiração, fraqueza e salivação excessiva.
Mecanismos de Defesa Contra a Tristeza e Ansiedade
Em última análise, lidar com sentimentos de tristeza e ansiedade depende da maneira como cada pessoa lida com essas emoções. Reconhecer e compreender esses sentimentos e suas origens pode ser uma etapa fundamental para que possamos nos abrir para a emoção de forma mais saudável.
Por exemplo, às vezes simplesmente sermos conscientes de que estamos tristes ou ansiosos pode nos ajudar a enfrentá-los. Permitir que estas reações físicas estejam presentes requer que nos aproximemos delas de um modo diferente. Se a tristeza ou ansiedade persistir, é importante procurar ajuda especializada, para que possamos identificar a fonte destas emoções e trabalhar para superá-las.
O autocuidado e o cuidado dos outros nos ajudam a lidar com nosso sofrimento em um nível profundo e a encontrar significado em nossas vidas.
Inteligência Artificial no seu bem estar
Nos últimos anos, a Inteligência Artificial tem ganhado importância no diagnóstico e no tratamento de distúrbios mentais, incluindo depressão e ansiedade. O objetivo é ajudar os profissionais de saúde a identificar questões de saúde mental rapidamente e precisamente nas primeiras etapas da doença. Esse método promete melhorar o acesso e o tratamento dos indivíduos que estão enfrentando esses problemas.
Em primeiro lugar, a Inteligência Artificial está sendo usada para identificar sinais de depressão e ansiedade entre as pessoas. Por isso, tais algoritmos podem detectar alterações no tom de voz e no discurso dos usuários que podem indicar um quadro de sintomas depressivos.
Além disso, eles podem ser usados para analisar os padrões em mensagens curtas para identificar possíveis problemas de saúde mental. Por exemplo, se um perfil do Facebook começar a postar textos tristes ou negativos com frequência ou desenvolver um interesse anormal em questões relacionadas à morte, a Inteligência Artificial pode alertar os responsáveis para problemas de saúde mental em potencial.
A Inteligência Artificial também é usada para prever o risco de desenvolver ansiedade ou depressão. Estes algoritmos podem analisar os hábitos de vida de cada indivíduo para identificar fatores de risco biológicos, psicológicos e sociais que possam aumentar a propensão para o desenvolvimento desses distúrbios. Por exemplo, a Inteligência Artificial pode monitorar as mídias sociais para detectar níveis anormais de drama e estresse.
O algoritmo também pode rastrear desordens de sono, alimentação, consumo de álcool e até mesmo contato social para prever riscos possíveis.
Em última análise:
A Inteligência Artificial tem o poder de transformar o tratamento de ansiedade e depressão. Os algoritmos de IA podem ajudar os profissionais de saúde a detectar rapidamente problemas de saúde mental e ajudar os pacientes a gerenciar seus próprios sintomas em casa.
Então, o algoritmo, quando treinado de forma adequada, é capaz de detectar frases ou imagens que são comumente associadas a distúrbios de humor. Os algoritmos são também usados para acompanhar a voz do usuário e seus níveis de atividade, a fim de detectar possíveis mudanças no humor. Os algoritmos também são usados para identificar padrões de linguagem que podem indicar sinais de alerta para problemas de saúde mental.
Os algoritmos podem detectar palavras comuns que estão associadas a sentimentos de tristeza ou ânimo depressivo e alertar os profissionais de saúde quando forem detectadas.
[…] Lembre-se de que você merece atenção e carinho, e reservar um tempo para si mesmo não é egoísta, mas necessário para o seu bem-estar emocional. […]